quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ufa!!! Retomada construção do Parque da Lagoa

As obras do Parque da Lagoa foram retomadas na manhã desta quarta-feira (17). A previsão é deque o serviço seja concluído dentro quatro meses. Envolve recursos próprios do município da
ordem de R$ 263 mil. O serviço está sendo executado pela empresa 5M, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura. Dezessete pessoas, dentre engenheiro, mestre-de-obras e operários, estão trabalhando no parque. De imediato, os profissionais estão promovendo a limpeza da área. O Parque da Lagoa terá três quiosques, ciclovia, pista para caminhadas e corridas e parque infantil, em amplo espaço arborizado e gramado. No centro, vai ficar a lagoa com espelho d’água ampliado e limpo. O parque fica na avenida José Falcão da Silva.

Dedadinhas!!! - Depois de muitas criticas, esperas, morte de um adolescente, alagamentos e desperdício de tempo e dinheiro, a obra do Parque da Lagoa foi retomada. O que ficou claro foi que houve muita incompetência, por parte do ex-prefeito José Ronaldo, tanto no planejamento da obra quanto na contratação da empresa que começou o serviço. O planejamento apresentou muitas falhas, uma vez que, os quiosques construídos ficaram completamente alagados nas primeiras chuvas. Já a empresa contratada não teve competência técnica muito menos financeira para concluir a obra. Absurdo. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela chamada Parque da Lagoa!!!

Prefeitura nos distritos: Ação ou marketing político?

Melhorias em estradas, oferta de atendimento médico para os povoados, intervenções nas estruturas de unidades escolares, segurança pública e ampliação das redes de energia elétrica. Estas foram algumas das principais reivindicações coletivas apresentadas por moradores de 26 povoados de Humildes ao prefeito Tarcízio Pimenta, nesta última terça-feira (16), primeiro dia da transferência do governo municipal para o distrito. Fonte: SECOM
Dedadinhas!!!
A iniciativa é importante, porém, não pode servir somente como uma peça de marketing para ludibriar e iludir a população dos distritos. Os bons compromissos firmados coletivamente entre o prefeito e/ou secretários com a população devem ser rigorosamente cumpridos para que essa iniciativa realmente tenha alguma eficácia. Feira cresceu muito nos últimos anos o que nos levar a pensar na possibilidade de criação de subprefeituras nos distritos e nos mais populosos bairros da cidade visando ampliar e democratizar a gestão municipal.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Marialvo critica secretário de educação do Governo Wagner

O vereador Marialvo (PT) afirmou no plenário da Câmara que o Governo Wagner vai bem em vários setores. Listou as áreas de tecnologia, com o secretário Ildes Ferreira, habitação, meio ambiente e saúde. “Nesses segmentos, está mostrando alguma coisa. Mas não consigo defender o governo na área de educação. Este incompetente secretário deixou diversas escolas sem professor de Língua Portuguesa e de Matemática. É de fato uma vergonha para o PT, este secretário”.

Na opinião de Marialvo, o governo Wagner cometeu “erro de estrutura”. E explicou: “Na hora de definir os cargos, teve como critério o voto de cada deputado. Não poderia ter esquecido o partido político. O PT de Feira não tem culpa do erro. O partido não foi respeitado pelos deputados. Tudo o que o PT pediu deputado não cumpriu”.
Dedadinhas!!!
Concordo com o vereador petista. O governo Wagner está bem em diversas áreas, a exemplo, da saúde, ciência e tecnologia, infra-estrutura e etc. Porém, ainda não acertou o passo na área educacional e na forma de se relacionar com sua base partidária. A educação está precisando de uma política educacional mais clara e consistente que possa atender ao novo momento histórico que estamos vivendo. A pergunta é: No caso de Feira a culpa é do Secretário Adeum ou da DIREC? Denúncias atestam que a DIREC não vem mostrando um bom desempenho no atendimento de estudantes e servidores, sem contar, que seu gestor, o Moura Pinho, anda doido para entregar o cargo... Mistério que deve ser bem explicado para a população...

Vereadores do PT criticam o secretário estadual de educação e o deputado Zé Neto

Os vereadores Ângelo Almeida e Marialvo Barreto, ambos do Partido dos Trabalhadores, criticaram duramente, na sessão desta quarta-feira da Câmara, a atuação do secretário de Educação do Estado, Adeum Sauer. O deputado estadual Zé Neto, do PT, também foi criticado nos pronunciamentos.
“Não é possível fazer a defesa do governador Jaques e o deputado Zé Neto dizer que só quem defende o governo é ele. Então ele vai continuar defendendo o governo sozinho. Com este vereador não conta mais”, declarou o vereador Ângelo Almeida.
“Nós sabemos o quanto sofremos aqui, com um secretário de Educação absolutamente incompetente”, acrescentou. Ângelo relacionou alguns dos problemas os quais, segundo ele, revelam a inércia do secretário: “Ele assumiu com falta de carteira nas escolas. Quando comprou as carteiras, foi por menor preço, mas não o melhor preço. Resultado: as crianças sentam, as cadeiras escancham; fez o concurso do Reda, não chamou as pessoas aprovadas. Um engodo. Superestimou as pessoas convocadas para o PST. O pagamento saía quatro, cinco meses depois; até hoje nunca contratou coordenador pedagógico nas escolas. Falta professor, funcionário e até caderneta”.

Dedadinhas!!!

Os vereadores que atuam cotidianamente na defesa do governo Wagner estão ficando cansados. A educação é caótica e isso não da para esconder muito menos ficar fazendo demagogia com uma área tão estratégica e importante para o desenvolvimento do Estado. Para completar, o que é vendido ao governo é que na região de Feira apenas um parlamentar defendo o Governo, o que não é verdade... Durma com um barulho desse. Postura correta do vereadores petistas...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Capital internacional será beneficiado com a ferrovia oeste-leste na Bahia

As obras de construção da Ferrovia Oeste-Leste serão iniciadas em novembro deste ano, logo depois da liberação da licença ambiental, prevista para os próximos 70 dias. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (8) durante a primeira consulta pública que debateu a edificação em Barreiras, no oeste baiano, pelo presidente da Valec Engenharia, empresa responsável pela execução dos trabalhos, José Francisco das Neves. O projeto pretende contribuir para o escoamento da produção de minério de ferro, grãos e farelos, álcool, açúcar e algodão, biocombustível e derivados de petróleo. “Com esta ferrovia teremos vários benefícios. O aumento da segurança e a redução dos gastos em manutenção de rodovias, são exemplos. A interligação Oeste-Leste vai facilitar o transporte da soja, que será levada para os portos com mais rapidez e segurança”, destacou o governador Jaques Wagner. A segunda consulta será realizada em Ilhéus, no sul do estado, com data ainda a definir. A construção será concluída em dezembro de 2012. Informações da Agecom. Fonte: Bahia Notícias.

Dedadinhas!!!

Esse projeto ferroviário é importante para a Bahia e para o Brasil. Acho oportuno e importante corrigir os desmandos políticos e econômicos que acabaram com nossa malha ferroviária, pois a lógica era implantar rapidamente as rodovias para beneficiar as grandes corporações internacionais ligadas ao setor. Porém, diante de nossa realidade atual a pergunta é: com tantos problemas no Estado, a exemplo, do metrô calça curta de Salvador que não fica pronto, mobilizações e paralisações nas universidades por conta do contingenciamento de verbas e falta de professores, a constante falta de materiais didáticos, professores e funcionários nas escolas estaduais, será mesmo que essa ferrovia oeste-leste é prioridade?

Quem realmente vai beneficiar com esse empreendimento? Será os pobres das periferias de Salvador, Feira de Santana, Conquista ou Barreiras, os quais estão sofrendo com os problemas relacionados com a caótica situação da educação na Bahia? A meu ver, esse projeto, em que grande parte será realizado pelo PAC com a devida contrapartida do Estado, deve ser mais debatido com a população, pois os gaúchos fazendeiros e grandes plantadores de soja, milho e algodão do oeste baiano não podem opinar sozinhos com relação a essa questão. Ah não posso esquecer das grandes corporações internacionais que controlam tudo por lá, a exemplo, da Bung e da Cargil. Acho que Wagner deve ouvir mais sua base especialmente a base de seu partido, digo a base e não os magnatas petistas faladores. Base é solidez e governo sem solidez não vai muito longe.

Menos IPI para carros ecológicos

Depois de dar início, em abril deste ano, ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que estabelece um selo veicular com indicação de desempenho em relação ao consumo de combustível na estrada e na cidade, os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Fazenda, Guido Mantega, estudam uma forma de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis “verdes”.“A ideia é incentivar o consumidor a comprar carros ecologicamente corretos”, declarou Minc.

De acordo com o ministro, para não afetar a arrecadação federal, “o IPI dos carros mais poluentes poderá ser elevado”. A tarifa diferenciada terá como base o selo do PBEV, coordenado pelo Inmetro. Graduado de A a E, o selo é semelhante ao usado pelo Inmetro em eletrodomésticos. Com ele, o consumidor terá informações sobre o consumo na hora de escolher um veículo, facilitando a escolha por modelos mais econômicos e eficientes.

As fabricantes não são obrigadas a aderir ao Programa. Fiat, General Motors com a marca Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen, entretanto, já se inscreveram no programa. Juntas, elas detêm 50% das vendas brasileiras.Montadoras nacionais como Ford, Toyota, Peugeot, Citroën e Mitsubishi ainda não aderiram à etiqueta que informa o consumo de seus automóveis. De acordo com as regras, não há obrigatoriedade em utilizar a etiqueta.

Dedadinhas!!!

Medidas como essas podem ajudar a melhorar nossa condição diante da crise econômica e ao mesmo tempo incentivar ações que diminuam os impactos ambientais, porém, sabemos que essas são medidas paliativas, as quais, não vão resolver nem os problemas da economia muito menos os do meio ambiente...

PIB brasileiro cai menos que o esperado no primeiro trimestre de 2009

A economia brasileira contraiu-se menos que o esperado no primeiro trimestre deste ano, mas ainda assim confirmou um quadro de recessão técnica. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,8 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Sobre o primeiro trimestre de 2008, o recuo foi de 1,8 por cento.

Economistas consultados pela Reuters previam queda de 2,6 por cento na comparação trimestral, segundo a mediana de 25 respostas que variaram de queda de 1,2 a 3,8 por cento. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a mediana de 26 projeções apontava queda de 2,0 por cento e os prognósticos variaram de alta de 1,5 por cento a recuo de 3,0 por cento. (Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Texto de Vanessa Stelzer)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Ministro confirma: "encontramos destroços do Airbus"


O ministro de Defesa, Nelson Jobim, confirmou em entrevista coletiva, que os destroços localizados pela Aeronáutica são do Air France. Segundo o ministro, o avião Hércules da Força Aérea Brasileira identificou diversos materiais em uma faixa de cinco quilômetros. Nessa terça-feira (2), três embarcações particulares, sendo duas holandesas e uma francesa, foram deslocadas para auxiliar nas buscas da aeronave. A ajuda foi dada seguindo um acordo internacional que garante que navios mercantes sejam desviados de sua rota desde que haja sinistros com vida humana envolvida.
Os três navios seguiram em direção ao local onde na noite de segunda-feira (1º) a aeronave da Força Aérea localizou destroços metálicos e não metálicos, confirmados como uma poltrona, uma boia laranja, um tambor, objetos brancos, além de mancha de óleo e querosene do avião da Air France. Os objetos foram localizados em dois pontos distintos, distantes 60 km entre si, a cerca de 650 km da ilha de Fernando de Noronha. Para ajudar nas buscas, a Marinha já deslocou cinco navios para o local. Agora, o trabalho será focado em localizar mais destroços e descobrir a causa do acidente. Fonte: Nublog.

Sumiço do Airbus deixa familiares desesperados

Familiares deseperados por notícias no aeroporto do Rio

Com 228 a bordo, um Airbus A330-200 da Air France que saiu do Rio no domingo à noite rumo a Paris desapareceu ao sobrevoar o Atlântico. O voo AF-447 deveria chegar à França às 6h15 de ontém (horário de Brasília), mas seu último contato, uma mensagem automática relatando pane elétrica, foi feito às 23h14 de domingo. A Air France informou que havia 58 brasileiros no Airbus.
Deixo aqui minha solidariedade aos familiares. Esses momentos são intermináveis e nos causa uma tristeza muito grande, porém, temos que erguer a cabeça para poder continuar caminhando.