quarta-feira, 13 de maio de 2009

João Henrique quer desapropriar parte da Cidade Salvador

O Governador Wagner e o Deputado Emiliano José criticam a ação.

Com todo suspense que uma decisão dessa requer, o prefeito de Salvador, João Henrique, assinou um decreto determinando como área de utilidade pública parte da península de Itapagipe e do bairro da Barra. E o governador da Bahia, Jacques Wagner, em conversa com o Terra Magazine, acha tudo muito estranho: “Desconheço o projeto. Desapropriação sem um projeto previamente apresentado e debatido às claras é, no mínimo, estranho...”.

Na Cidade Baixa, a área localizada na orla da Baía de Todos os Santos, à borda da península de Itapagipe, corresponde a 324 mil metros quadrados. Neste espaço, estão o Abrigo D. Pedro II e o Forte do Monte Serrat (bens tombados pelo patrimônio histórico), prédios abandonados, residências, lojas de varejo, antigas fábricas e casarões seculares, que deverão ser desapropriados. O projeto inclui também a Vila Brandão, situada na encosta do bairro da Barra.

A decisão foi tomada sem consulta popular. E o pior, a prefeitura só deve apresentar um projeto em outubro deste ano. O pretexto do prefeito é o de reurbanização da orla de Salvador. O governador Wagner critica:“É esquisito, muito esquisito. Desapropriou, tem que dizer o motivo. Desapropriação sem projeto deixa as pessoas extremamente preocupadas e inseguras”.

A Defensoria Pública do Estado entrou com uma ação cautelar para suspender os efeitos desse decreto. O projeto que pode remover os imóveis está orçado em R$ 300 milhões. Ainda não se sabe a origem dos recursos, mas o comissariado municipal cita até mesmo a Cooperação Andina de Fomento (CAF). Fonte: Nublog

2 comentários:

  1. Será que mais uma vez veremos este prefeito irresponsavelmente entregar as riquezas da cidade nas mãos das grandes empreiteiras, como fez na região da paralela???

    ResponderExcluir
  2. Acho que joão fez a loucura de aprovar um Plano Diretor Irresponsavel e agora esta querendo se redimir...se liga João..

    Roberta

    ResponderExcluir