Jackson Barreto (PMDB-SE) autor da Proposta de Emenda Constitucional)
Dos 39 deputados da bancada baiana na Câmara Federal, 17 assinaram a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que propõe a possibilidade de duas reeleições consecutivas para prefeitos, governadores e presidente da República. Os deputados Jorge Khouri, Félix Mendonça e Fernando de Fabinho, todos do DEM, haviam assinado o documento, mas retiraram seus nomes. A proposta é do deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), que declarou ontem não ter desistido da PEC que permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente da República e viabilizaria o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado promete começar a recolher novas assinaturas na próxima semana.
DEDADINHAS!!!
Entendo que qualquer tipo de personalismo na política é cruel e destrutivo mesmo que seja para garantir a reeleição do Presidente Lula, o qual vem tendo grande aprovação popular em seu mandato. Não tenho dúvidas que, no mandato do PT, por meio da liderança de Lula, o Brasil obteve grandes avanços econômicos e sociais, inclusive defendo que esse projeto seja fortalecido no país. Mas em hipótese alguma posso concordar com essa aberração anti-democrática chamada de PEC da dupla reeleição.
Acredito nos projetos coletivos com ampla participação popular, com isso, vejo como sadio e democrático a alternância de poder por parte daqueles que estão em posição de destaque na gestão do Estado. Se partimos da premissa que o projeto é de um amplo grupo partidário e ideológico, então não teremos dúvidas que o mesmo pode ser tocado por outros agentes e não somente por lideres "iluminados" e insubstituíveis. Temos que lutar para despersonificar a política brasileira e não afundá-la ainda mais nas ilusões lideráticas nacionais. Totalmente contra a reeleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário