sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vem ai a CPI da Petrobras: Mais uma novela de Pizzaria

Foi aberta na manhã de hoje a CPI da Petrobras, com a leitura do pedido no Senado, com 32 assinaturas. A CPI quer investigar fraudes e superfaturamentos na estatal, em contratos, além de desvios de royalties. O governo tentará a desistência, com a retirada das assinaturas, de seis senadores até as 24 horas de hoje. Entende o governo que a CPI poderá prejudicar a Petrobras, maior empresa brasileira e uma das maiores petrolíferas do mundo. A estatal está, no momento, construindo duas refinarias e reformando outras (inclusive duplicando a baiana Landulpho Alves), mas está envolvida em diversas denúncias que atingem a sua diretoria e o Conselho Nacional do Petróleo.

Dedadinhas!!!

Em algum momento nós brasileiros já paramos para refletir sobre as contribuições que a Petrobras trás para o Brasil?? Essa é uma reflexão que certamente vai nos queimar alguns neorônios. Dizem que somos auto-suficientes em petróleo, e que temos o privilégio de sermos donos de uma das maiores empresas do mundo, porém, pouco se vê, na prática, os benefícios dessas glórias. Você que, nesse momento, está lendo esse blog já se perguntou de que forma à Petrobras está melhorando sua vida. A empresa explora os recursos naturais do país, cresce a cada dia e acumula patrimônio, e nós, os donos dos recursos e da maior parte da empresa estamos ganhando o que com isso??

Gasolina e o óleo diesel são extremamente caros, o gás natural sobe de preço a cada dia e os lucros da empresa não são revestidos para melhorar a infra-estrutura social do país. Temos que rever essas questões, pois a Petrobras não pode continuar agindo como uma empresa privada, o governo deve entender que na qualidade de uma empresa de controle estatal a mesma deve estar a serviço da população e não dos interesses políticos e econômicos de outros.

Um comentário:

  1. Um grande número de prefeitutas recebe royalties da Petrobrás- e não é dinheiro pouco não.É uma das empresas brasileiras que mais investe em projetos sociais e é reconhecida mundialmente por isso.
    ACESSE: www.petrobras.com.br e descubra a quantidade de projetos !!!
    Concordo que o presidente da Petrobrás jamais deveria ser nomeado por indicação política e sim por qualificação técnica.

    Grande abraço,

    Mateus Paim.

    ResponderExcluir