quarta-feira, 11 de março de 2009

O METRÔ CALÇA CURTA ESTÁ LONGE DE SER INAUGURADO

Metrô calça curta: Um elevado de ferragem e concreto em áreas centrais da cidade de Salvador. É isso que queremos? Esse é o tamanho e modelo de metro que podemos ter?

O consórcio Metrosal assegurou que as obras do metrô de Salvador estarão concluídas no dia 31 de outubro, mas a população só vai poder usufruir do transporte entre 60 e 90 dias após essa data (no mínimo, 31 de dezembro). A informação foi dada ontem pelo secretário de transporte, Almir Mello Júnior, um dia após ter sido anunciado que a população usaria o metrô em novembro.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pelo armazenamento dos seis trens que chegaram da Coréia, disse que o aluguel pago pelo governo, de R$ 70 mil mensais, disse que a Conder pode ter que desembolsar mais R$ 20 mil. Maria Del Carmen, presidente do órgão disse que o secretário conseguiu um Galpão para armazenar os trens após o vencimento do contrato.

Dedadinhas!!!

O que dizer de uma cidade como Salvador, considera a terceira Capital do país, inaugurar um metrô, que na verdade é um trem elevado, com apenas 6 km? O que dizer de uma cidade turística, que depende de suas belezas naturais e arquitetônicas, montar um amontoado de ferro e concreto com um trem barulhento passando por cima e cortando parte do centro e de áreas turísticas da cidade? Parece que as coisas não foram bem planejadas e ainda tem gente que diz que pior seria sem esse metrô calça curta.

É uma situação, no mínimo, vergonhosa. Esse metrô calça curta parece que foi encomendado para marketing política não para realmente buscar resolver os problemas da população, principalmente dos que residem em Parípe, Valéria, São Marcos e outras áreas distantes dos mercados de lazer e trabalho.

Pergunto, a quem realmente está atendendo as obras desse metrô? Será que a população vai realmente se beneficiar? Certamente esse foi mais um projeto no qual a população não foi ouvida e não participou do processo de construção, os resultados estão ai, vamos ver quais serão os novos capítulos dessa novela que já dura mais de 5 anos, com toques de superfaturamento, benefício de empreiteiras, marketing políticos e muitos transtornos para a população de Salvador.

Metrô curto, mal planejado, de pouca funcionalidade e de forte impacto negativo, do ponto de vista turístico, para Salvador. É a só isso que temos direito? Queremos nosso metrô, porém, queremos um projeto de qualidade que leve em consideração a integração entre os bairros populares e desses com o centro da cidade e que não desvalorize as belezas naturais de Salvador.

E você, o que acha disso? Mande sua opinião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário