segunda-feira, 9 de março de 2009

EUA X O PETRÓLEO BRASILEIRO

Obama quer o petróleo de Lula. Com essa manchete, o jornal El País põe na mesa as estratégias do presidente americano Barack Obama para se ver livre da dependência do petróleo venezuelano, responsável por 11% da demanda estadunidense de petróleo. As negociações já estão em estágio avançado. Em 2008, o Brasil aumentou em aproximadamente 10% suas exportações de petróleo e derivados. Destes, 40% foram parar nos EUA.

De olho no petróleo recém-descoberto nos poços no litoral do Sudeste, os EUA já reativaram a 4ª frota naval, que é designada para a América Latina e Caribe, que estava desativada desde 1950, ato que gerou protestos de várias nações latinoamericanas, que temem intervenções militares americanas. Essencial para o negócio dar certo é a Petrobras conseguir extrair óleo do pré-sal a preços atrativos e também manter os investimentos nas refinarias existentes e a construção de novas unidades de refino.


Para Lula, é mais interessante vender diretamente para os americanos, derivados, como Gasolina e Diesel. Já Obama prefere comprar o óleo cru, para que seja refinado nos EUA e que ele possa manter suas reservas estratégicas em um nível aceitável. Especialistas do governo já anunciaram que a prioridade é acabar com a dependência de petróleo importado que o Brasil ainda tem, para depois começar a incentivar a exportação. E Lula não quer vender somente para os EUA, mas também para China e Japão, que já mostraram interesse em comprar o “ouro negro” brasileiro.


3 comentários:

  1. O Lula deviamostrar a outra mão

    Professora do lula diiz---:Luiz quantos dedos vooc tem

    Lula diiz---:Na mão e no pé professora?

    Professora do lula diiz---:Sim Luiz

    Lula diiz---:19]
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

    ResponderExcluir